5 benefícios da fibra óptica
Fiber optics in blue, close up with keyboard background, warm lens flare

5 benefícios da fibra óptica

Você provavelmente já ouviu falar na fibra óptica, mas sabe, realmente, qual é o seu benefício e por que utilizar um plano de internet que a ofereça? A fibra óptica é reconhecida por seus benefícios superiores a outros modelos e tem conquistados residências e empresas pelo Brasil.

Quer saber o motivo? A fibra óptica aplica um tipo de tecnologia que permite a transmissão de dados na velocidade da luz, muito mais rápida que os modelos tradicionais. Para conseguir gerar esse efeito, são utilizados cabos de fibra, feitos de plástico ou vidro, que possuem internamente uma camada de revestimento refletor e o exterior é feito com uma camada amortecedora que protege a estrutura.

Quer entender melhor sobre os benefícios da fibra óptica? Separamos 5 vantagens para você conhecer agora!

Fibra óptica = maior potência de sinal

Bem, milhões de empresas brasileiras trabalham de forma direta ou indireta com dados pessoais de clientes. Para muitos, esses dados são essenciais para o funcionamento do próprio negócio, como bancos, seguradoras, e-commerces. Mas a legislação é clara: todos os dados tratados por pessoas jurídicas de direito público e privado, cujos titulares estejam no território nacional; ou a sua coleta se deu no país; ou ainda que tenha por finalidade a oferta de produtos ou serviços no Brasil, devem se adequar.

Do mesmo modo, caso se trate de uma pessoa natural terá sua privacidade e liberdade protegidas contra eventual violação de segurança que importe em risco de exposição ou vazamento de dados, por exemplo; ou o direito de ter seus dados apagados de determinado banco de informações, dentre outras possibilidades.

Os comportamentos de empresas e clientes irão mudar drasticamente: as primeiras terão de ter políticas e planos de proteção de dados comprometidos e vocacionados à proteção da privacidade e da segurança de clientes e usuários; já as pessoas observarão muito mais as condutas das empresas e estarão mais exigentes com a segurança que as instituições possam oferecer aos seus dados.

Fibra óptica = maior capacidade de transmissão

Quem utiliza fibra óptica possui navegação rápida e eficiente porque este tipo de internet permite a transmissão de dados na velocidade da luz. Além disso, a instabilidade também é menor porque o cabo possui uma camada de proteção externa, gerando menos falhas na conexão. Sendo ideal, portanto, para uploads, mesmo de vídeos, ou ainda em jogos online. 

Lembramos que a velocidade da sua conexão depende, primeiramente, do seu pacote de dados contratado. Os benefícios de estabilidade e maior capacidade de transmissão são referentes e proporcionais ao seu plano.

Fibra óptica = mais segurança

A internet fibra óptica também oferece mais segurança do que o modelo tradicional de conexão. Isto é, os hackers conseguem ter mais acesso aos cabos de cobre do que a fibra óptica, diminuindo as possibilidades de furto de informações sensíveis sobre os usuários daquela residência ou empresa.

Caso hackers tentem quebrar a segurança da fibra óptica, a única forma é cortar o próprio cabo, o que faz com que o sinal desapareça e ação seja rapidamente identificada.

Fibra óptica = maior facilidade de instalação

Outra vantagem da internet fibra óptica é sua facilidade de instalação, já que os cabos não precisam ser modificados para aumentar a capacidade de transmissão. Isto é algo que ocorre com os cabos de cobre, os quais é preciso ampliar sua espessura e rigidez para aumentar a transmissão. Isso faz com que seja preciso realizar obras e alterações na estrutura, resultando em problemas na conexão durante esse período. Esse processo é até impossibilitado em alguns locais devido à falta de espaço e suporte para novas inclusões de cabos.

Fibra óptica = melhor custo-benefício

Para fecharmos, o último benefício apresentado é o custo-benefício. A fibra óptica se trata de uma opção mais estável, com uma estrutura mais eficiente e segura. Ou seja, é uma opção para quem procura um serviço de melhor qualidade, com bom custo-benefício e maior segurança de navegação.

Esse modelo é tecnologicamente mais avançado e considerado a principal tendência não apenas para conexões de internet, mas também para outras formas de transferência de dados. Por isso, adotá-lo é um passo para se manter atualizado no mercado.

Deixe uma resposta