Informações sobre limite de SMTP autenticado
Para domínios hospedados nos servidores da bnet Telecom, vale lembrar que o ambiente é compartilhado entre alguns clientes.
Isso significa que se um cliente efetuar algum tipo de abuso do servidor, poderá afetar o serviço de outros clientes.
Para minimizar esses riscos, em servidores de e-mail temos um limite de quantidade de envios via SMTP Autenticado por hora e por domínio.
O limite padrão é estabelecido em 250 e-mails por hora sendo que:
– Pode ter no máximo 70 destinatários por mensagem*
– Pode ter no máximo 30MB por mensagem
*Lembrando que para os destinatários serem contabilizados na mesma mensagem, eles necessariamente precisam estar no campo “Para” e não em “Cópia” ou “Cópia Oculta”
Vale lembrar que esse limite é valido para o domínio inteiro.
Quando uma conta pertencente ao domínio envia mais do que o limite suporta, isso faz com que a ação seja considerada abuso.
Quando o abuso é considerado, o servidor automaticamente toma algumas medidas que isolem a possível falha e não impacte no serviço de outros clientes que estão usando aquele mesmo servidor.
A ação inicial é simples:
– Bloqueio de 1h do domínio inteiro; isso significa que todas as contas do domínio ficarão impossibilitadas de enviar e-mails por 1h;
Se caso continuar a ser notado abuso de apenas uma conta de e-mail, o servidor subentende que se trata de uma conta isolada, e pode bloquear de maneira indefinida aquela conta em especifico.
Para o desbloqueio, o cliente obrigatoriamente terá que entrar em contato com a Bnet Telecom e tomar algumas ações, como:
– Verificar os equipamentos que utilizam o serviço de SMTP daquela conta especifica a procura de malware.
– Efetuar troca de senha para senhas mais seguras.
– Limitar o SMTP para envio nacional apenas (em caso de estar liberado para o mundo)
O desbloqueio fica a critério da bnet Telecom e das analises que serão realizadas.
A cada abuso notado pelo servidor, logs serão armazenados no FTP do cliente para posterior conferência do que exatamente ocorreu.
Salientamos que os limites hoje aplicados não são compatíveis com práticas de e-mail marketing. Sendo assim, os clientes devem saber que se houver abuso de envio, o que poderá ocorrer facilmente através de práticas de e-mail marketing, o cliente corre sério risco de ter o domínio automaticamente bloqueado por 1h e posteriormente a conta poderá ser suspensa indefinidamente.
Se você possui interesse em aumentar o limite de acordo com sua demanda necessária, entre em contato com o setor comercial da bnet para que seja montada uma proposta exclusiva.
Atenciosamente
Equipe Bnet Telecom