fbpx
Como medir a velocidade da sua internet

Como medir a velocidade da sua internet

Internet lenta é uma das maiores dores de cabeça de qualquer usuário, sendo inclusive uma das reclamações mais frequentes. Mas será que a sua internet está realmente com algum problema ou ela está desempenhando sua velocidade normal? A única maneira de descobrir é fazendo um teste para medir a velocidade da sua internet.

Veja como fazer isso e a quais pontos você precisa ficar atento para descobrir como a sua internet está desempenhando de verdade. Continue lendo!

O que você precisa saber para medir a velocidade da sua internet

A internet é medida a partir da velocidade de Mega do plano que você contratou para a sua casa ou empresa. É importante ressaltar que um plano que ofereça “10 Mega”, por exemplo, não indica necessariamente que a velocidade de download será de 10 megabytes por segundo. Isso acontece porque as velocidades de transferência são medidas em bits por segundo, não em bytes. Como cada byte é equivalente a 8 bits, então a velocidade real é 1/8 do valor em megabytes, ou seja, 1,25 Mbps.

Outro ponto a ter bem claro que ao escolher um plano de internet, é preciso ter um conhecimento básico da quantidade de velocidade que exige cada atividade realizada por você na internet para assim tomar a melhor decisão quanto ao pacote de mega. 

Por exemplo, para que assiste muitas séries e filmes da Netflix, saiba que está consumindo cerca de 1 GB de dados por hora em cada transmissão de vídeos com definição padrão e até 3 GB por hora em cada vídeo de alta definição. O download consome quantidades semelhantes de dados.

Por isso, todos esses fatores precisam estar claros, pois se você consome seu pacote de maneira rápida, a velocidade tende a diminuir proporcionalmente.

Como medir a velocidade da sua internet

Mas então, como tirar a prova real? Para fazer esse teste é preciso usar uma ferramenta específica para isso. Na Bnet você encontra ela disponível em nosso site, de maneira gratuita. Basta acessar o site e dar o play na ferramenta.

Ao realizar o teste, você irá encontrar duas informações principais: velocidade de download e de upload. A velocidade de download é a mais relevante, pois ela indica qual a rapidez com que a sua conexão está baixando itens da internet e deve se aproximar da velocidade que você contratou na operadora. Esse é o indicador para testar sua a banda larga.

Já a de upload é o indicador sobre o seu processo de subir arquivos na internet, ou seja, a velocidade com que uma informação enviada por você chega a outro computador.

DICA EXTRA sobre a velocidade da sua internet

#1 Fique atento, uma internet com banda simétrica permite que você faça download e upload na mesma velocidade. Já com uma banda assimétrica você faz download na velocidade do plano que você contratou, mas na hora de fazer upload a velocidade será inferior.

#2 Caso você decida medir a velocidade através do sinal de wi-fi, saiba de antemão que ele não vai chegar aos 100% da velocidade que você contratou. Esses aparelhos sofrem grandes interferências de outros que também utilizam frequências eletromagnéticas e até obstáculos físicos como paredes, portas e o tamanho da área da sua residência. Você tem que medir a velocidade diretamente no cabo que fornece a internet para a sua casa para ter o resultado certo.

Quer medir a velocidade da internet? Faça agora mesmo:

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Fechar Menu
small_c_popup.png

Buscando uma internet de qualidade?

Receba condições exclusivas Bnet em primeira mão!