IP fixo – Por que é uma vantagem para a conectividade da sua empresa?
Business meeting

IP fixo – Por que é uma vantagem para a conectividade da sua empresa?

É fato que a Internet possui muitas siglas e palavras sobre as quais as pessoas não têm a mais vaga ideia da influência que exercem na sua conectividade. No caso do IP, é importante entender o que é para tirar proveito da melhor configuração e entender como ele influencia sua navegação.

O que é IP?

Quando a gente viaja em um transporte público somos obrigados a mostrar uma identificação. A Internet funciona como uma rede de transportes. Assim, o IP, em linhas gerais, é um código numérico atribuído a cada dispositivo conectado em uma rede. Esse número é único para cada aparelho, ele funciona como seu RG ou passaporte.

Então, se a sua rede doméstica tem cinco dispositivos conectados, cada um deles terá um IP diferente dentro dessa rede.

Vamos lembrar que você não entra na internet sem um “provedor de acesso”. Então além da identificação de cada dispositivo dentro da sua rede doméstica (ou corporativa), há também o IP da sua rede aos olhos da Internet.

Uma vez na Internet, o endereço de seu PC, celular, tablet, terá referência com o código atribuído ao seu roteador pela operadora. E ele pode atender um requisito básico: ser IP fixo ou IP dinâmico.

O que é IP Dinâmico?

Como o nome diz, a cada sessão (ou a um intervalo regular definido pelo provedor) o seu endereço na internet muda. O IP dinâmico funciona bem no uso doméstico, porque dispensa o uso de equipamentos de melhor performance e não depende de conhecimentos um pouco mais avançados para configuração e manutenção.

O que é IP Fixo?

Como o nome diz, o código fixo é um endereço de IP imutável. Seu dispositivo sempre terá o mesmo endereço quando estiver conectado àquela rede. Se você levar o laptop para uma viagem e conectar de outro lugar, ele terá um IP diferente.

O IP fixo é ideal para usuários que precisam ter absoluta certeza sobre o endereço de sua rede na Internet. Suponha que sua empresa tenha um servidor ou precise criar um tipo de nuvem pessoal para arquivos, com acesso via FTP: neste caso, fixar o IP da rede é fundamental, pois você terá acesso a esses recursos sempre, bastando para isso acessá-los diretamente pelo número de IP fixo atribuído pelo provedor.

O fato de não ter de ganhar um IP novo a cada conexão tem um impacto positivo na performance da rede. Imagine a agenda de telefones do seu celular. Você sempre liga direto para um número específico. Agora, se os telefones tivessem números dinâmicos, sua ligação iria antes para uma central que iria atribuir um número novo à linha de destino da ligação.

Essa analogia deixa claro como o IP Fixo é capaz de fornecer uma conexão mais estável e mais rápida, o que é ainda mais desejável se a sua rede tem um volume considerável de troca de dados.

Deixe uma resposta