5 dicas para melhorar o desempenho do sinal Wi-Fi da sua casa

5 dicas para melhorar o desempenho do sinal Wi-Fi da sua casa

Em meio a pandemia provocada pelo covid-19, o novo coronavírus, o trabalho remoto se tornou uma realidade para a grande maioria das empresas. Apesar de não ser novidade para muitos, os desafios de criar uma rotina e não perder produtividade em meio ao cenário atual é uma meta complexa e que demanda muito esforço.

Outro ponto a se destacar é que com todos em casa, é preciso saber como aproveitar melhor sua internet para não sofrer com oscilações ou queda durante uma reunião via chamada de vídeo importante ou tarefa com prazo curto.

Separamos 7 dicas que irão ajudar a melhorar o desempenho do sinal WI-FI da sua casa. Veja a seguir!

#Dicas para melhorar o desempenho do sinal WI-FI da sua casa

1-Escolha um local adequado para o seu roteador

Veja onde estão o seu modem e roteador e onde você instalou sua estação de trabalho em casa.  Isto porque, é preciso analisar qual é o melhor lugar da sua casa para colocar o roteador, que funciona com ondas, como as de rádio ou as do seu celular e, consequentemente, seu local de trabalho.

A melhor estratégia é colocar o roteador em um lugar alto, pois assim o sinal se expande para baixo e para os lados e ele fica livre de objetos ao redor, que podem atrapalhar suas ondas. Como o sinal se espalha por todas as direções, o mais indicado é colocá-lo no centro do cômodo. Vale lembrar que telefones sem fio e microondas podem interferir no sinal. Por isso, o ideal é manter o roteador bem distante desses itens.

2- Cuidado com os devoradores de banda

Alguns aplicativos e programas acabam consumindo mais banda do que outros. Existem alguns programas que ajudam a identificar quais são eles, como o NetBalancer, ele mostra uma lista com os programas que estão utilizando a largura de banda da sua rede no Windows. A partir dessa lista, é possível verificar quais aplicativos mais consomem banda e limitar a utilização de cada um.

3- Entenda como funciona sua internet

Jogos online, streaming de vídeo, programas de download e outras atividades que exigem conexão constante acabam consumindo muito da sua rede Wi-Fi. O que pode ocorrer ainda é que, se em sua casa há várias pessoas que compartilham a mesma rede, é possível que algum aparelho esteja consumindo a maior parte da banda, limitando o uso da rede dos outros computadores.

Por isso, na hora das reuniões importantes, negocie para que ninguém esteja vendo séries e filmes  ao mesmo tempo.

4- Invista em um bom antivírus

Vírus e malwares podem deixar seu computador mais lento, sendo que alguns conseguem até “sugar” parte da banda larga (e com isso, roubam velocidade também) para transmitir dados.

Investir em um bom antivírus é fundamental para manter seu PC longe dessas ameaças.

5- Verifique se não há intrusos na sua rede

Mesmo que sua internet já tenha uma senha cadastrada, pode ser que ela seja decifrada por algum ladrão de sinal que está roubando a sua rede, deixando-a mais lenta.

Formular uma senha difícil, que envolve letras maiúsculas e números é também uma forma de evitar certos problemas. Procure trocar a senha com certa frequência também.

Com essas dicas, o seu dia a dia vai se tornar muito mais fácil e sua internet muito mais forte. Quer saber mais dicas como essa? Você encontra aqui.

Deixe uma resposta