Produtividade no Home Office: dicas para facilitar o seu dia a dia

Produtividade no Home Office: dicas para facilitar o seu dia a dia

As mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 obrigaram muitas empresas a reinventarem o seu modo de trabalho. O home office, ou trabalho remoto, tornou-se um grande aliado para aqueles casos os quais é possível desempenhar a atividade sem estar obrigatoriamente na empresa. Porém, com ele surgiram muitas perguntas e vamos tentar respondê-las a seguir!

Com o trabalho remoto mostrando seus benefícios a milhares de empresas é bem possível que, mesmo em frente ao relaxamento da quarentena, muitos funcionários consigam rotinas mais flexíveis e mais tempo em casa.

Para se preparar melhor para isto, confira as nossas dicas abaixo!

Como ser mais produtivo no trabalho remoto?

Um dos maiores desafios atuais não está ligado somente ao trabalho remoto, mas a nova rotina de isolamento. Por isso, saber separar as horas de trabalho é ainda mais fundamental para garantir sua saúde mental e equilíbrio.

Veja nossas dicas!

# Crie um espaço confortável para o trabalho

Cadeira confortável e mesa adequada. Esses são dois pontos básicos para começar a criar uma rotina saudável e produtiva. Lembre-se que a posição correta é com você alcançando os pés no chão. O uso do notebook na cama também é desaconselhado pois pode causar uma série de dores e, por consequência, diminuir a produtividade.

#Crie uma rotina adequada ao seu trabalho

Diferenciar as horas de trabalho das de descanso sem sair de casa é um grande desafio. A principal dica é estabelecer uma rotina e manter-se apegado a ela. Horário para acordar, para o café, para sentar na estação de trabalho, para almoço, etc. Mesmo que trabalho remoto seja sinônimo de horários flexíveis, é importante ajudar o seu cérebro a se adaptar a todas essas novidades.

#Faça planos considerando a sua produtividade

O que isso quer dizer? Bem, cada um tem seus picos de produtividade e esta é uma grande vantagem de se estar de home office. Por isso, procure entender em quais horários sua produtividade está no pico e planeje suas atividades a partir disto. O exercício é simples, apenas observe quais horário o trabalho flui melhor e em quais você se sente mais desgastado.

# Crie metas para seus dias

Apesar de ter demandas diárias e designadas por seus gestores, uma boa maneira de estimular sua produtividade é criar metas em cima dos seus compromissos diariamente. Sem “fiscalização”, você é o seu próprio gestor na maior parte do tempo e para não cair em procrastinação, entenda suas demandas e crie metas claras para alcançá-las diariamente.

Para aumentar sua motivação, outra dica é criar recompensas para cada meta atingida, como 10 minutos de descanso ou tempo na redes sociais.

# Liste suas prioridades

Ter prioridades claras e bem definidas é tão importante quanto as metas. Qual a diferença? A priorização serve para entender o que deve ser feito primeiro e o que pode ficar em segundo plano ou até mesmo para o dia seguinte. Se você entende o que tem prioridade, você evita ficar pensando sobre o que fazer o que pode dar brecha para a procrastinação.

#Uma coisa de cada vez

Por último mas não menos importante surge o ponto de: fazer uma coisa de cada vez. Apesar dessa ideia de que acabou se popularizando de que é preciso multitarefa, hoje já se sabe que é totalmente o contrário. O cérebro processa apenas uma informação por vez, logo, responder e-mails enquanto você atende ligações e conversa no WhatsApp é uma péssima ideia e joga sua produtividade para o chão. Fique atento!

Com essas dicas, temos certeza que sua rotina de trabalho remoto irá se tornar muito mais simples e produtiva. Que tal fazer o teste e depois compartilhar conosco?!

Deixe uma resposta