Redes 2.4 e 5.8 gigahertz: entenda as diferenças
selective focus of black plugged router on white table and businessman sitting on sofa

Redes 2.4 e 5.8 gigahertz: entenda as diferenças

Ao comprar um roteador de internet Wi-Fi você já pode ter percebido que os modelos oferecem diferentes padrões de banda. Essas frequências são indicadas como 2,4 GHz ou 5 GHz. Mas a diferença entre elas nem sempre fica clara, ou, ainda, qual é a melhor opção para a sua realidade.

Antes de falarmos das características de cada um, vamos lembrar que essas descrições indicam as frequências de operação do sinal transmitido pelos roteadores. Além disso, é importante destacar que o termo GHz significa a abreviação de giga-hertz e está ligado ao desempenho da banda larga.  

Um exemplo de como funciona:, a banda de 5,0 GHz conta com um sinal mais forte, no entanto, tem um alcance menor. Com relação à banda de 2,4 GHz, acontece o oposto. Vamos falar mais sobre a seguir.

Wi-Fi 2,4 GHz: como funciona

A banda 2,4 GHz é adotada como padrão, sendo a mais utilizada e popular. Como falamos acima, ela apresenta menor intensidade, isto é, menos força no momento de transmitir dados. Ela tende também a sofrer mais interferências, por trabalhar com apenas três canais.

O seu ponto positivo é o alcance, superior a outra opção, facilitando a conexão com dispositivos afastados do roteador. Também é mais eficiente quando há necessidade de atravessar obstáculos como paredes, por exemplo.

Wi-Fi 5.0 GHz: como funciona

Quando falamos de 5,0 GHz, o grande destaque é a força do sinal. A frequência oferece maior capacidade de transmissão de dados, tendo, por consequência, um desempenho melhor e, por isso, é utilizada em situações que necessitam de transferência contínua.  

O seu contraponto é apresentar um alcance mais curto, o que ocorre porque quanto maior a frequência, menor será o alcance.   

A banda 5 GHz pode usar até vinte e três canais diferentes. Por isso, tem menos probabilidade de sofrer com interferências de outros aparelhos.

Falando em interferência

Alguns itens como teclados, impressoras, telefones sem fio e os demais produtos que utilizam a transmissão wireless (não confunda com Wi-Fi) utiliza o 2,4 GHz. Isso ocorre devido a sua capacidade de propagação de dados por distâncias maiores e com melhor resistência quando se chocam com objetos no caminho entre a antena e o receptor. 

Já a frequência de 5 GHz permanece inexplorada se comparada com a de 2,4 GHz. O sinal tende a ser mais limpo e a conexão não precisa disputar espaço com as de outros dispositivos. Na teoria, quer dizer que os dados trafegam com mais facilidade.

Qual a rede WI-FI é ideal para você?

Para encontrar a melhor opção é importante ter consciência das suas necessidades, levando em consideração que a transferência de dados será maior com o 5 GHz, porém o alcance do sinal será menor. Já, com o 2,4 GHz a transferência de dados será menor, mas o alcance do sinal será mais elevado.  

Por exemplo, caso seu roteador seja instalado em ambientes amplos e você só utiliza em situações simples como navegação em sites e redes sociais, por exemplo, a banda de 2,4 GHz atende bem. 

No entanto, se você utiliza internet para streaming de mídia, jogos online, transferência de fotos, vídeos e músicas, entre outras atividades mais exigentes, o ideal é o padrão 5 GHz.

Deixe uma resposta